5 Maneiras de Valorizar a Equipa

Publicado em 2 de Maio de 2019

Oito meses depois de entrar na reforma, a minha ex-assistente enviou-me uma mensagem lembrando-me de um dia crítico na vida de outra pessoa que ela achava que eu gostaria de recordar.

Não, ela não trabalha mais para mim e ela não precisava fazer esse esforço. Ela fez isso porque é o tipo de membro da equipa que está sempre a procurar oportunidades para acrescentar valor. E não é só isso, ela valoriza outras pessoas. Os funcionários que constantemente acrescentam valor e valorizam os outros são muito valiosos numa organização.

Os funcionários que constantemente acrescentam valor e valorizam os outros são muito valiosos numa organização.

E nós, líderes, como valorizamos os outros?

As pessoas têm corações que batem e almas que respiram. Eles não são um número de funcionário, um valor em dólares, um número numa escala, uma idade, um número de identificação de estudante ou um número de segurança social. Eles não são definidos por sua pontuação na assiduidade, média de pontos ou quantas horas faturam para a empresa. Não, nenhuma dessas identificações ou medidas são a soma de uma pessoa. O valor de cada pessoa é que elas são criadas à imagem de Deus e os líderes são administradores desses corações e almas. Elas foram confiadas a nós pelo nosso Criador.

Expressar valor àqueles que Deus nos confiou é uma parte importante de nosso papel como líderes.

Aqui estão 5 maneiras de demonstrar valor para as pessoas que lideras:

1. Diz palavras encorajadoras.

Valorize os outros dizendo-lhes como são especiais. Identifique os seus dons e talentos únicos e ofereça elogios autênticos. Não assuma que eles sabem que gosta deles. Ninguém se cansa de ouvir um elogio do seu líder por contribuir para o sucesso da organização. Certa vez tive um líder que, todo dia de Ação de Graças, enviava-me um bilhete para me dizer que estava grato por mim. Eu sempre fiquei impressionada por ele ter tirado tempo das suas férias para mostrar gratidão à sua equipa.

2. Repara nos detalhes.

Embora a obtenção de resultados seja crítica para uma organização, observe também os pequenos detalhes da metodologia. Elogie o esforço extra que vai além das expectativas. Como jogadora de basquetebol no ensino secundário, eu precisava de trabalhar a minha velocidade. Todos os dias depois do treino, eu correria sprints extras sozinha depois que todos os outros saíssem para tomar banho. Achava que ninguém notava, até que o meu treinador me elogiou no jantar de final de temporada.

3. Dá oportunidades que geralmente não disponíveis.

Como líder, tem muitas oportunidades para privilégios especiais. Compartilhe com os outros. Recentemente, um dos líderes da empresa do meu filho tinha um par extra de bilhetes para um jogo da NBA e deu-os ao meu filho. Ele imediatamente traduziu o gesto gentil em confirmação de que a sua empresa o valorizava.

4. Dá recompensas justas.

Quando um membro da equipe te ajuda a ter sucesso, ajuda-o a alcançar os seus objetivos e recompense as suas contribuições. Certamente há tempo para o reconhecimento da equipa, mas o talento da sua equipa também deve ser recompensado por contribuições individuais. Os líderes que valorizam os indivíduos, recompensando os resultados de forma justa e frequente, muitas vezes anexam uma lealdade incomum na sociedade atual. Mais importante ainda, entenda o que motiva cada membro de equipa e combina a recompensa com essa informação. Há não muito tempo atrás, havia um membro da minha equipa cujo maior motivador era a flexibilidade e responsabilidade adicional. Procurei oportunidades para ele conseguir atingir os seus objetivos com menos estrutura e ao mesmo tempo ganhar oportunidades de mais responsabilidade.

5. Serve aqueles que te servem.

Talvez a maneira mais importante de demonstrar o quanto valorizamos os outros é servi-los. Grandes líderes sabem que servir é crucial para o sucesso como líder. Não peça aos outros que façam coisas que tu não estás disposto a fazer e que tu não demonstraste vontade. Serve humildemente esperando no final da fila, comendo por último e escolhendo o banco de trás. Quando a vulnerabilidade é necessária, vai em primeiro e defina o exemplo. O maior momento de influência de um líder é quando ele está a servir. Quando comecei a minha carreira, estava num voo fretado da empresa e, embora fosse muito novata na organização, o meu assento era em primeira classe. Logo depois que eu estava sentada, o dono da empresa passou por mim e foi para o seu lugar em económica. Aquele pequeno gesto teve um impacto que eu guardei em toda a minha carreira.

Quando valorizas os membros da tua equipa, eles valorizam aqueles a quem organização serve.

Quando valorizas os membros da tua equipa, eles valorizam aqueles a quem organização serve. Quando aqueles a quem serves sentem-se cuidados e valorizados, então voltarão repetidas vezes ao lugar onde são apreciados. O círculo torna-se completo porque os clientes se sentirão valorizados e tratarão a equipa com respeito e gentileza.

Liderar do coração e valorizar os outros cria uma cultura que capta o comprometimento da equipa e o coração de cliente.

 

Artigo em inglês: https://globalleadership.org/articles/leading-others/5-ways-to-value-team-members/

Sobre a Autora
Dee Ann é veterana há 33 anos na Chick-fil-A, Inc. Antes da reforma em 2018, foi Vice President, Talentos e Sustentabilidade.

Dee Ann Turner

Ex-Vice-Presidente de Sustentabilidade Empresarial;

Chick-fil-A

Os negócios são construídos através de relacionamentos com os clientes, e a cultura é criada pelas histórias que contam esses relacionamentos. Dee Ann Turner desempenhou uma função complexa na construção da incrível e influente cultura da Chick-fil-A. Com 30 anos de experiência no desenvolvimento de talento empresarial, foi Vice-Presidente de Sustentabilidade Empresarial. O seu profundo conhecimento é revelado nas intensas histórias do seu livro, "Com Todo o Prazer: O Impacto do Talento Extraordinário e Uma Cultura Cativante". Com formação em Gestão e múltiplas Certificações serve em várias administrações e completou recentemente o prestigiado Programa Avançado de Gestão na Harvard Business School. Em Setembro de 2019, será lançado o seu último livro, "Aposta no Talento: Como Criar Uma Cultura Notável e Ganhar o Coração dos Clientes.

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